Close

O futuro do Inbound Marketing

Este conteúdo faz parte de uma trilha básica de aprendizagem criada para facilitar a sua compreensão sobre os conceitos básicos das estratégias de Inbound Marketing.

Você poderá acessar diretamente a uma parte do conteúdo através dos links:

Segundo a Hubspot, 45% das empresas acreditam que o Inbound Marketing é a estratégia que traz o melhor Retorno sobre investimento; 32% das que já investem em Inbound Marketing pretendem aumentar o investimento no próximo ano e 60% afirmam que a prática é a forma mais assertiva de gerar leads qualificados e interessados em sua solução.

Mas, você já parou para pensar no futuro do Inbound Marketing?

Ao contrário do exposto nos relatórios da Hubspot, diversos profissionais e empresas vem anunciando a morte do Inbound Marketing há algum tempo.

Na verdade, eles anunciam a morte do Inbound Marketing como ele é feito hoje, ou seja, o fim do conteúdo digital no formato atual.

Dentre os materiais mais utilizados para durante cada etapa da jornada do consumidor, temos, basicamente:

Blog posts informativos ou educativos;
E-books;
Infográficos;
Webinars;
Trials, tutoriais e comparativo de soluções;
Estudos de caso.

De acordo com relatório Digital Marketing and Advertising Hype Cycle, divulgado em 2016, o marketing de conteúdo (Pilar do Inbound Marketing) é considerado uma estratégia em período de “early mainstream”, ou seja, uma tática que, em breve, terá sido adotada pela maioria das empresas e perderá o impulso que a levou ao topo.

Com a solidificação da estratégia no mercado, ela começa a deixar de ser uma solução inovadora para atingir o pico de maturidade.

Essa é a hora de pensar no real desafio do inbound marketing. Não é sobre “parar de fazer”. É sobre transformar a forma como operacionalizamos a estratégia e trabalhar para obter mais sucesso.

Pensando nisso, separei algumas ideias com grande potencial para deixarem o posto de “tendências” e se tornarem realidade em pouco tempo:

Os vídeos irão dominar

Whatsapp, Instagram e Facebook todos têm um recurso de “história”, que permite aos usuários fazer upload de vídeos curtos e imagens que desaparecem logo depois.

Videos estão se tornando cada vez mais importantes para os usuários. À medida que o vídeo se torna mais incorporado no dia a dia dos usuários de mídia social, as marcas sem conteúdo de vídeo começarão a se sentir como se estivessem “se escondendo” de seu público.

Seus clientes querem ver seu rosto e ouvir sua voz!

Confira um ótimo conteúdo de Mark Zuckerberg falando sobre esta tendência: https://www.cnbc.com/2017/02/01/mark-zuckerberg-video-mega-trend-like-mobile.html

Obrigatório ter conteúdo gerado pelos usuários

A maioria dos CEOs e gerentes de marketing que utilizam as estratégias de Inbound marketing sabem da importância de produzir seu próprio conteúdo, mas também de selecionar um ótimo conteúdo de outros influenciadores e especialistas.

Seus clientes esperam que mais conteúdo gerado pelos usuários da sua solução faça parte de seus feeds de mídia social.

Não será necessário ter uma superprodução, mas sim imagens sinceras e vídeos que seus clientes enviam para você. Usar esse conteúdo irá humanizar sua marca e promover autenticidade. Marcas que não aproveitam esse tipo de conteúdo terão seus clientes desconfiando cada vez mais da sua solução.

A alta dos Chatbots

Nos últimos anos, o Facebook tem sido um dos principais impulsionadores por trás de diferentes tendências em inbound marketing.

Um dos principais focos do Facebook tem sido o aplicativo Messenger, que pode fazer você pensar em como os chatbots podem ajudar seus esforços de marketing.

As empresas já estão investindo na tecnologia de chatbot para seus sites. Com os consumidores exigindo disponibilidade 24h por dia, um chatbot pode ser a solução.

À medida que a inteligência artificial melhora, os bots ficam mais inteligentes e mais baratos.

Personalização contínua

A personalização ainda é uma das forças mais importantes por trás do Inbound Marketing. Os consumidores adoram receber uma mensagem exclusiva e projetada para eles, independentemente de onde eles estejam no funil de marketing e vendas.

As empresas não podem mais utilizar uns modelos “cansados” ​​para todos os seus e-mails marketing. É hora de investir em ferramentas que permitirão criar comunicações verdadeiramente personalizadas.

O Podcast é caminho

Podcasts já existem há algum tempo, mas eles geralmente ficam em segundo plano nas estratégias de criação de conteúdo das empresas.

Com a popularidade dos podcasts, você pode esperar que o interesse dos profissionais de marketing nesse tipo de conteúdo seja estimulado. Uma entrevista de podcast ou até mesmo um treinamento em podcast pode ser uma maneira de atrair novos leads.

Mais oportunidades de marketing se revelarão quando as pessoas começarem a perceber que podem se conectar com um público engajado.

Softwares de baixo custo

Vivenciamos nos últimos anos um grande crescimento no mercado de serviços e softwares, onde boa parte deste crescimento diz respeito aos diversos novos produtos voltados ao Inbound Marketing.

As empresas que oferecem esses tipos de produtos precisarão reduzir seus preços para competir de forma eficaz.

A probabilidade, é que, como resultado, as pequenas empresas enxerguem como mais econômico implementar o inbound marketing para seus negócios.

Motores de busca cada vez mais inteligentes

Embora as estratégias de otimização para mecanismos de pesquisa não tenham tido grandes inovações, os profissionais de marketing estão enfrentando mecanismos de busca cada vez mais sofisticados.

Muitos profissionais já comentam sobre “Tecnologia SEO”, e os robôs de busca agora podem começar a avaliar a intenção sobre as palavras-chave.

Como resultado, os profissionais de marketing terão que se concentrar ainda mais na tecnologia e na qualidade de seu conteúdo.

Otimize seu site e “limpe” seu conteúdo se quiser ficar à frente do resto das empresas neste ponto.

Próxima passo da trilha

Agora que você já aprendeu os conceitos básicas do Inbound Marketing, é necessário entender como colocar tudo isso em prática.

Esta etapa será imprescindível para você conseguir estruturar uma estratégia de Inbound Marketing para um determinado cenário e descobrir os impactos que distanciam a teoria da prática.

Você poderá conferir o próximo conteúdo desta trilha em breve! Para não perder nada, cadastre-se abaixo e receba novos conteúdos:

Especialista em Marketing Digital e idealizador do projeto Autodidata Digital com foco na democratização do conhecimento compilado e organizado para ajudar profissionais de marketing autodidatas, como eu.

Related Posts