Close

Metodologia do Inbound Marketing

Este conteúdo faz parte de uma trilha básica de aprendizagem criada para facilitar a sua compreensão sobre os conceitos básicos das estratégias de Inbound Marketing.

Você poderá acessar diretamente a uma parte do conteúdo através dos links:

Antes de entender a metodologia do Inbound Marketing, é necessário entender o que é o Mapa da Jornada de Cliente ou Customer Journey Map.

Resumindo, A Jornada do Cliente é um mapa que permite conhecer o cliente e os seus “points” de interação durante todo o seu processo de compra.

O estudo da jornada ajuda você a conhecer melhor o perfil do comprador – também chamado de persona -, e ainda solucionar os pontos fracos que desfavorecem a experiência de compra.

Para mapear a jornada do seu cliente é necessário responder aos seguintes questionamento:

Quem são as Personas?

Persona é a representação de um consumidor da empresa. Ela representa e compila informações do público-alvo como sexo, idade, cidade onde mora e poder aquisitivo, mas também tem comportamentos e situações de vida definidos como, por exemplo, ter sido promovido a pouco tempo.

Quais são os pontos de contato?

Touchpoints – ou ponto de interação com o consumidor – são todos os momentos e canais que a empresa utiliza para interagir com o comprador. Isso inclui propagandas, blogs, ações no ponto de vendas, call centers etc.

Que tipo de percepções são esperadas?

Cada ponto de interação poderá ter o seu sucesso medido pelas emoções experimentadas pelos clientes durante o processo de compras.

A partir destes questionamento é possível mapear a jornada do cliente desde quando ele tem seu primeiro contato com a marca até quando se torna um cliente.

Você pode entender mais sobre a jornada do cliente através deste conteúdo: https://pipz.com/br/blog/mapear-jornada-do-cliente-ajuda-a-reter-usuarios/

Processo do Inbound Marketing

Existem duas ou três formas de explicar o processo do Inbound Marketing. Acredito que a metodologia a seguir é a mais simples de entender.

O que faz do Inbound Marketing um processo de fácil compreensão é a sua lógica de operação.

Seu processo se divide em 5 etapas:

metodologia-inbound

Atrair: No Inbound Marketing a equação é simples: um site sem visitas não gera Leads. Por isso, a primeira etapa da metodologia Inbound é fazer com que estranhos se tornem visitantes regulares.

Você pode fazer isso através de Blogs, Links Patrocinados, Redes Sociais ou Estratégias de SEO.

Converter: Para complementar a etapa anterior, o objetivo aqui é conseguir converter um grande número de visitantes em Leads para poder avançar no processo de compra.

Você pode fazer isso através de conteúdos ricos, ofertas e promoções, Páginas de conversão ou captura (Landing Pages) e estratégias de otimização de conversão (CRO).

Relacionar: Como sabemos, nem todos os clientes em potencial estão no momento de realizar uma compra. De acordo com Chet Holmes, apenas 3% do seu mercado em potencial está buscando por uma solução, ou seja, está na etapa de decisão de compra.

Você deve realizar essa nutrição de leads através de e-mail marketing e automação de marketing.

Vender: Depois de nutrir os leads gerados, é preciso avaliar quem está no estágio certo e fechar a venda. Todo o trabalho de geração e nutrição de Leads tem por objetivo produzir demanda e gerar oportunidades de negócio para a empresa.

Nesta etapa, você deve se atentar e estudar sobre Lead Scoring, uma forma de pré selecionar leads com maior probabilidade de fechar em vendas, técnicas de Inbound Sales e Softwares de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM).

Analisar: Um dos principais diferenciais do Marketing Digital é poder avaliar precisamente seus resultados e comprovar o retorno dos seus investimentos com base em fatos.

Toda essa capacidade analítica do marketing é amplamente suportada por inúmeras ferramentas disponíveis no mercado como Google Analytics, Plataformas de Automação de Marketing e etc..

Próximo Passo

O próximo conteúdo vai ensinar você sobre as principais métricas e KPIs para medir o sucesso das estratégias de Inbound Marketing. Neste conteúdo você vai conhecer Funil de Vendas, KPIs básicos de acompanhamento e métricas compostas 🙂

Vamos lá?! 3. Como mensurar as estratégias de Inbound

Especialista em Marketing Digital e idealizador do projeto Autodidata Digital com foco na democratização do conhecimento compilado e organizado para ajudar profissionais de marketing autodidatas, como eu.

Related Posts